Logotipo - Guia Vale Histórico

GUIA VALE HISTÓRICO

Arapeí - SP
arapei - Guia vale Histórico

Conheçaos pontos turísticos de Arapeí

Cidade natureza, como chamam os moradores que vivem por lá, Arapeí, na região leste do estado de São Paulo, a 247 km de distância da capital paulista, oferece turismo ecológico, com opções de caminhadas por florestas de pinho até cachoeiras de águas claras. Passeando por fazendas, é possível chegar a cachoeiras, lindas grutas e à famosa Caverna da Alambary, com piscinas naturais. Descoberta por caçadores e transeuntes ainda no século XIX, a caverna de tom misterioso possui estalactites e estalagmites por toda parte, córrego de águas cristalinas cortando todos os compartimentos da caverna. Incluída por Monteiro Lobato entre as "Cidades Mortas", Arapeí permanece viva na sua beleza natural, no seu patrimônio cultural e, sobretudo, no calor dos corações de todos aqueles que nasceram e vivem dentro dessa maravilhosa cidade. Arapeí significa pequeno caminho para o céu.

Cachoeira da usina em Arapeí - Guia Vale Histórico

Cachoeira da usina

A Cachoeira da Usina recebeu esse nome por ser a fonte de água que abasteceu a usina hidrelétrica de Arapeí até os anos 80, que forneceu energia para toda a cidade. Ela é muito procurada por turistas por ter uma queda d’água com mais de 80 metros de altura.
Matriz de Santo Antônio emArapeí - Guia Vale Histórico

Matriz de Santo Antônio

Construída na época da criação do povoado, a atração foi tombada pelo patrimônio histórico municipal. O visitante conhece a imponente construção e sua arquitetura de época preservada. Destaque para a Relíquia de Santo Antônio que continua em exposição.
Pedra do Caxambú em Arapeí - Guia Vale Histórico

Pedra do Caxambú

A Pedra do Caxambu está localizada em Arapeí, na parte baixa da Serra da Bocaina, distando-se 6 km do centro da cidade de Arapeí, possuí cachoeiras, trilhas e grutas, além de uma pequena usina hidrelétrica desativada que fornecia energia para a cidade, situada perto de uma das cachoeiras.