Logotipo - Guia Vale Histórico

GUIA VALE HISTÓRICO

LINDO POR NATUREZA
cabeçalho - Guia vale Histórico

Obras Literárias

O Guia Vale Histórico disponibiliza para nossos visitantes algumas das principais obras literárias relacionada as nossas cidades. As obras literárias possuem links para compra, páginas no facebook em alguns casos e uma breve introdução.

Conhece outras obras e quer ajudar a enriquecer nosso acervo?
Então envie-nos um email clicando aqui .

A boa vista de Bananal

Autor(a): Myrna Almeida
Myrna Almeida
A cidade de Bananal é o endereço oficial para quem quer fugir totalmente da poluição, do trânsito desgovernado, do estresse e da correria em viver nas grandes metrópoles. Ao andar no centro histórico de Bananal você faz uma viagem ao passado. Uma viagem que irá viver pessoalmente tudo aquilo que está escrito nos livros e que se aprendeu na escola.
Bananal conta a boa parte da história do Brasil na época do ciclo do café em que foi a mais rica do país. Hoje, é rica em cultura e patrimônio histórico, a grande maioria muito bem preservada. Bananal é uma Estância Turística histórica que encanta com suas belas paisagens e com os seus antigos casarões dos barões de café na qual simbolizavam toda a nobreza do período representando a elite do Império. O município paulista é aquele cenário dos sonhos iguais de revistas de turismo.
A Boa Vista de Bananal é o livro feito com o intuito de orientar os turistas a explorar o que há de melhor na cidade e despertar a curiosidade para novos visitantes que desconhecem a história de Bananal.
O livro traz os principais pontos turísticos da cidade em páginas que se desdobram em fotos e mapas. Todas as atrações trazem informações sobre o que está aberto à visitação, horário de funcionamento e a localização. O livro é especialmente para você conhecer a melhor vista da cidade com outros olhos. Com este livro você vai ganhar tempo, economizar na viagem, aproveitar muito a estadia e fugir do comum.

Geografia da escravidão: No vale do Paraíba cafeeiro, Bananal, 1850-1888

Autor(a): Marco Aurélio dos Santos
Marco Aurélio dos Santos
No século XIX, era corrente o dito de que o "Brasil é o Vale". A metonímia expressava de forma cristalina o papel central que a exportação de café, concentrada nos municípios fluminenses, mineiros e paulistas da bacia do rio Paraíba do Sul, desempenhou para a construção institucional do Império do Brasil. A oferta dessa região também foi decisiva para a profunda transformação nos padrões de consumo da bebida estimulante, tornando-a quase que item obrigatório na cesta dos trabalhadores urbanos dos centros industriais da economia mundial.
O fundamento desses dois processos residiu na escravização massiva e ilegal dos africanos que aqui chegaram durantes as décadas de 1830 e 1840. Posteriormente ao fim do tráfico transatlântico, em 1850, a enorme engrenagem de exploração do trabalho humano continuou a ser alimentada pelo tráfico interno de escravos.
O município de Bananal, localizado na fronteira da província de São Paulo com a do Rio de Janeiro, esteve no coração dessa história. Com as lentes voltadas para a segunda metade do século XIX, Marco Aurélio dos Santos nos apresenta uma perspectiva altamente original para sua compreensão, por meio da análise do que ele denomina como a geografia da escravidão.
Para comandar o trabalho escravo, os senhores ordenaram o espaço das fazendas com o objetivo de impor rígidos protocolos disciplinares. A vida escrava deveria obedecer a uma ordem espacial que regularia minuciosamente seu tempo e movimento. Os escravos, no entanto, operando dentro do campo estipulado pelos senhores, procuraram a cada momento inverter a lógica espacial que lhes era imposta e, ao fazê-lo, lograram criar uma geografia alternativa àquela dos senhores. No entrechoque da geografia dos senhores e da geografia dos escravos, produziu-se a dinâmica concreta da escravidão no mundo do café.

Conheça mais

attach_moneyComprar

Barões E Escravos Do Café. Uma História Privada Do Vale Do Paraíba

Autor(a): Sonia Sant'Anna
Sonia Sant
Assim como fez em seu livro anterior, Inconfidências mineiras, Sonia Sant'Anna envolve o leitor num delicioso romance histórico. Como pano de fundo, a ascensão e o declínio do café no Vale do Paraíba e a escravidão que mantinha todo o sistema social de pé.

O Brasil do século XIX, desde a Independência até a Abolição, se revela com precisão histórica e sabor literário.

Conheça mais

attach_moneyComprar

Cidades Mortas

Autor(a): Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
Cidades mortas, publicado em 1919, reúne 25 contos, entre escritos de juventude e textos posteriores.

Neles, Monteiro Lobato retrata de forma crítica e bem-humorada, os costumes provincianos dos povoados do interior do Brasil onde o poder é invariavelmente dividido entre o coronel fanfarrão e o vigário que faz acrósticos em latim.

Depois da prosperidade promovida pela onda verde dos cafezais, só resta a esses lugarejos decadentes a nostalgia das grandezas de outrora: “Ali tudo foi, nada é. Não se conjugam verbos nos presente. Tudo é pretérito”. Assim se refere Monteiro Lobato a essas cidades no conto de abertura do livro.

As cidades do meu tempo Turismo, história e patrimônio em Bananal

Autor(a): Clarissa Gagliardi
Clarissa Gagliardi
As Cidades do Meu Tempo apresenta uma abordagem multidisciplinar no estudo do turismo, a partir de uma pesquisa realizada na cidade de Bananal, Vale do Paraíba paulista. Por meio de entrevistas com diferentes segmentos sociais e da investigação acerca das transformações ocorridas na cidade, a partir da chegada do turismo, a autora busca conhecer a dinâmica desse fenômeno social em sua capacidade de reorganizar o espaço urbano tanto em seus aspectos morfológicos quanto de vida urbana.
A análise de diferentes depoimentos faz emergir conceitos que permeiam o desenvolvimento do turismo na cidade, como a identidade, o fetiche da mercadoria e o capital simbólico.
São também considerados os sentidos dos processos de patrimonialização, os elementos da história oficial e suas representações e o envolvimento social na construção de novas oportunidades locais.

Conheça mais

attach_moneyComprar