Logotipo - Guia Vale Histórico

GUIA VALE HISTÓRICO

Queluz - SP
queluz - Guia vale Histórico

Conheça Queluz

A cidade de Queluz teve sua origem interligada ao papel de Lorena, no povoamento da região, nasce a partir de um aldeamento de índios Puris.

Não há registros sobre a origem do nome, mas existem hipóteses de que tenha sido uma homenagem do governador ao Imperador Pedro I, nascido no solar de Queluz, nos arredores de Lisboa; outra hipótese seria uma homenagem ao Marquês de Queluz.

O Município desenvolveu-se com a cultura do café e que deixou importante marco rural, como as sedes, ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata e outros.

Consequentemente nos deixando uma grande contribuição para a História do Vale e do país, com a preservação da nossa cultura, através do patrimônio arquitetônico das fazendas do café.

História

Originou-se Queluz de um aldeamento de índios puris, criado no ano de 1800. A aldeia cresceu em torno de uma capela, onde hoje se ergue a igreja matriz. O povoado foi elevado à vila em 1842, passando a município em 1876. Seu padroeiro é São João Batista e o nome de Queluz foi uma homenagem prestada à família reinante, tendo a localidade recebido o nome do palácio perto de Lisboa.

A Aldeia nasceu em torno de uma capela que foi construída por índios e escravos, sua estrutura foi feita de taipa e madeira de lei, sob o comando do catequista Pe Francisco das Chagas Lima e pelo Diretor local Januário Nunes da Silva. Em 04 de março de 1842 surge a Vila São João de Queluz, que com este título e foro de simples Vila ficou até 10 de março de 1876, nesta data foi criada e promulgada a lei que elevou a vila a categoria de cidade.

No ano anterior, 1875, a lei n 29, de 17 de abril, criou a comarca de Queluz. Seu padroeiro é São João Batista, cuja igreja representa o coração de nosso município, pois ali encontra-se ainda a imagem de São João que foi trazida de Portugal em 1870. A cana, o milho e a pecuária foram fontes de renda da economia local, mas o município se desenvolveu mesmo com a cultura do café, que aqui deixou importantes marcos rurais, como as sedes ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata entre outras.

O município desenvolveu-se com a cultura do café, que aí deixou importantes marcos culturais, como as sedes ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata e outras.

Queluz é um município de grande potencial turístico, recebemos muitos visitantes para conhecer nossas belas cachoeiras, em especial a Pousada Águas da Marambaia onde temos a oportunidade de viver momentos inesquecíveis, contamos também com um calendário festivo bem diversificado, com comemorações folclóricas, juninas e gastronômicas.

Canção especial.

{}
Nosso agradecimento especial ao nosso amigo Celso Galvão que nos cedeu gentilmente seus vídeos.
Peço a todos visitantes que tirem um tempinho para conhecer mais a fundo o trabalho desse grande cantor.

Link no Youtube : Clique aqui

Página no Facebook : Clique aqui

phone Telefone para contato : (62) 98419-2746

Informações adicionais

group_add Dados demográficos

Dados do Censo - 2000
População total: 9.112
Urbana: 7.846
Rural: 1.266
Homens: 4.524
Mulheres: 4.588
Densidade demográfica (hab./km²): 36,54
Mortalidade infantil até 2 anos (por mil): 16,97
Expectativa de vida (anos): 70,64
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,51
Taxa de alfabetização: 90,84%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,766

map Dados geográficos

Coordenadas geográficas Queluz
Latitude: -22.5375
Longitude: -44.7746
Superfície Queluz: 24.983 hectares
Altitude Queluz: 472 m
Clima Queluz: Clima oceânico (Classificação climática de Köppen-Geiger: Cfb), 22° 32′ 15″ Sul, 44° 46′ 29″ Oeste

Compartilhe: