Logotipo - Guia Vale Histórico

GUIA VALE HISTÓRICO

Queluz - SP
queluz - Guia vale Histórico

Nossos colaboradores

Empresas - Guia Vale Histórico Balneário - Vale das cachoeiras

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Learning is Fun - Bananal-SP

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Hotel Fazenda Boa Vista

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico CloudEnsino

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Crochê da Sôninha

Bananal - SP

JVN Equipamentos - Guia Vale Histórico JVN Equipamentos

Bananal - SP

Guia Vale Histórico - Conhecendo Queluz

Bem vindo a Queluz

A cidade de Queluz teve sua origem interligada ao papel de Lorena, no povoamento da região, nasce a partir de um aldeamento de índios Puris.

Não há registros sobre a origem do nome, mas existem hipóteses de que tenha sido uma homenagem do governador ao Imperador Pedro I, nascido no solar de Queluz, nos arredores de Lisboa; outra hipótese seria uma homenagem ao Marquês de Queluz.

O Município desenvolveu-se com a cultura do café e que deixou importante marco rural, como as sedes, ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata e outros.

Consequentemente nos deixando uma grande contribuição para a História do Vale e do país, com a preservação da nossa cultura, através do patrimônio arquitetônico das fazendas do café.
Queluz história do Vale Histórico

Pontos turísticoscamera_enhance

O município desenvolveu-se com a cultura do café, que aí deixou importantes marcos culturais, como as sedes ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata e outras. O município conta com várias cachoeiras, como a conhecida Águas da Marambaia, que atrai grande quantidade de turistas no verão. O calendário de festas do município é farto, desde abril com a Festa da Moranga e da Mandioca, ingredientes primordiais para o prato típico do município, batizado de "Queluz na Moranga", passando pela Festa de São João em junho - tradic .......

Guia Vale Histórico - História de Queluz

- bookmarkHistória -

Originou-se Queluz de um aldeamento de índios puris, criado no ano de 1800. A aldeia cresceu em torno de uma capela, onde hoje se ergue a igreja matriz. O povoado foi elevado à vila em 1842, passando a município em 1876. Seu padroeiro é São João Batista e o nome de Queluz foi uma homenagem prestada à família reinante, tendo a localidade recebido o nome do palácio perto de Lisboa.

A Aldeia nasceu em torno de uma capela que foi construída por índios e escravos, sua estrutura foi feita de taipa e madeira de lei, sob o comando do catequista Pe Francisco das Chagas Lima e pelo Diretor local Januário Nunes da Silva. Em 04 de março de 1842 surge a Vila São João de Queluz, que com este título e foro de simples Vila ficou até 10 de março de 1876, nesta data foi criada e promulgada a lei que elevou a vila a categoria de cidade.

No ano anterior, 1875, a lei n 29, de 17 de abril, criou a comarca de Queluz. Seu padroeiro é São João Batista, c......

Eventos e notícias

Encontre eventos e notpicias sobre o Vale Histórico.
Fique por dentro de tudo que acontece por aqui.

import_contacts

Lista Telefônica

Encontre empresas, serviços, itens a venda e muito mais.
Tem interesse em cadastrar seu negócio ? Preencha o nosso formulário e seja bem vindo.

Telefones úteis

Disponibilizamos contatos úteis para toda população do Vale Histórico e região.
Necessita encontrar algum contato? Confira nossa lista.