Logotipo - Guia Vale Histórico

GUIA VALE HISTÓRICO

Areias - SP
areias - Guia vale Histórico

Nossos colaboradores

Empresas - Guia Vale Histórico Balneário - Vale das cachoeiras

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Hotel Fazenda Boa Vista

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico CloudEnsino

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Learning is Fun - Bananal-SP

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Crochê da Sôninha

Bananal - SP

Guia Vale Histórico - Conhecendo Areias

Bem vindo a Areias

Areias foi uma das primeiras regiões do Brasil a cultivar o café, tendo um grande destaque no mercado cafeeiro nacional, a cidade mantém preservada as suas construções.

A hospitalidade de sua gente vem de longa data, pois Areias já serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual Proclamaria a Independência do Brasil.

Passada a época do café, o maior trunfo de Areias foi saber guardar tudo que tinha de bom: suas construções, sua atmosfera amistosa e agradável e seus cidadãos hospitaleiros. Podemos encontrar também atrativos naturais como: a Represa do Funil e a Serra da Bocaina onde esta localizada geograficamente a Nascente do Rio Paraitinga, que é a principal Nascente do Rio Paraíba do Sul.

Na cidade podemos encontrar várias construções antigas. Algumas delas que podemos destacar e que vale muito a pena a visita são: Casa da Câmara, Casa da Cultura e Igreja Matriz Senhora SantAna e o hotel que em 1822, serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual iria proclamar a Independência do Brasil.
Areias história do Vale Histórico

Pontos turísticoscamera_enhance

Areias foi uma das primeiras regiões do Brasil a cultivar o café, tendo um grande destaque no mercado cafeeiro nacional. A hospitalidade de sua gente vem de longa data, pois Areias já serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual Proclamaria a Independência do Brasil. Passada a época do café, o maior trunfo de Areias foi saber guardar tudo que tinha de bom: suas construções, sua atmosfera amistosa e agradável e seus cidadãos hospitaleiros. Podemos encontrar também atrativos naturais como: a Represa do Funil e a Serra da Bocaina onde esta localizada geograficam .......

Guia Vale Histórico - História de Areias

- bookmarkHistória -

Areias inicialmente foi Freguesia, criada em janeiro de 1748 com o nome de Santana da Paraíba Nova, que servia de pouso para os tropeiros que de São Paulo e Minas Gerais, iam para o Rio de Janeiro.

Os fundadores eram moradores de Resende, destacando-se entre eles o Padre Joaquim José da Silva e o Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva.

São considerados como seus primeiros povoadores Joaquim Lopes Guimarães , Bento Leme de Camargo , João Ferreira de Souza , Joaquim de Siqueira e Mota e Antonio de Vilas Boas e Silva.

Em 1801, ganhou a denominação de Distrito de Paz. E em 28 de novembro de 1816, a pedido dos moradores, D. João VI concedeu o título de Vila com o nome de Vila de São Miguel das Areias, constituindo-se o único Município paulista por ordenação deste Monarca, no entanto, substituiu a padroeira para São Miguel, em homenagem a seu filho, D. Miguel, muito embora o povo continuasse venerando e comemorando Santana. Elevada à cat......

Eventos e notícias

Encontre eventos e notpicias sobre o Vale Histórico.
Fique por dentro de tudo que acontece por aqui.

import_contacts

Lista Telefônica

Encontre empresas, serviços, itens a venda e muito mais.
Tem interesse em cadastrar seu negócio ? Preencha o nosso formulário e seja bem vindo.

Telefones úteis

Disponibilizamos contatos úteis para toda população do Vale Histórico e região.
Necessita encontrar algum contato? Confira nossa lista.