Logotipo - Guia Vale Histórico

GUIA VALE HISTÓRICO

Arapeí - SP
arapei - Guia vale Histórico

Nossos colaboradores

Empresas - Guia Vale Histórico Balneário - Vale das cachoeiras

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico Hotel Fazenda Boa Vista

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico CloudEnsino

Bananal - SP

Empresas - Guia Vale Histórico LF Estácio EAD Bananal-SP

Bananal - SP

Guia Vale Histórico - Conhecendo Arapeí

Bem vindo a Arapeí

Arapeí teve sua origem ainda na época das Capitanias Hereditárias, o povoado teve seu apogeu durante o ciclo cafeeiro, época na qual teve participação relevante na região. Passada a época de glórias, os filhos de Arapeí souberam preservar sua arquitetura e seu jeito adorável de “Cidade Pequena”.

A cidade permanece viva com sua beleza natural e arquitetura preservada. Há muitos pontos turísticos em Arapeí: Balneário Monte Alegre, caminhadas ecológicas, banhos em cachoeiras, Floresta do Pinho.

Uma comemoração tradicional da cidade é a festa de Santa Maria Goretti, realizada anualmente no mês de agosto. Recomendamos que o turista visite a Caverna de Alambary.

A Caverna de Alambary contém estalactites e estagmitites por toda parte, e um grande córrego de águas cristalinas que corta toda caverna, dando um tom exótico no lugar.
Arapeí história do Vale Histórico

Pontos turísticoscamera_enhance

Cidade natureza, como chamam os moradores que vivem por lá, Arapeí, na região leste do estado de São Paulo, a 247 km de distância da capital paulista, oferece turismo ecológico, com opções de caminhadas por florestas de pinho até cachoeiras de águas claras. Passeando por fazendas, é possível chegar a cachoeiras, lindas grutas e à famosa Caverna da Alambary, com piscinas naturais. Descoberta por caçadores e transeuntes ainda no século XIX, a caverna de tom misterioso possui estalactites e estalagmites por toda parte, córrego de águas cristalinas cortando todos os comparti .......

Guia Vale Histórico - História de Arapeí

- bookmarkHistória -

Localidade de Arapeí teve sua origem na 9ª Sesmaria de Bananal, constituindo um dos pontos do Caminho Novo criado para escoar a produção do Brasil colônia.

Em 1783, o governo colonial traçou o objetivo de povoar o Caminho Novo de ligação para o Rio de Janeiro e para as Minas Gerais. Com isso, o Capitão-Mór Manoel da Silva Reis recebeu a missão de distribuir, a pessoas de sua confiança, 13 sesmarias criadas na região. A 9ª sesmaria, no rio Bananal, foi destinada a João Barbosa de Camargo.

O povoado, então denominado Alambari, atingiu seu apogeu no Ciclo do Café (século XVIII), época em que teve relevante papel na vida do Vale do Paraíba, integrando o poderio econômico dos Barões do Café de Bananal.

Com a queda de produtividade nos cafezais da região no final do século XIX, passou a basear sua economia na pecuária leiteira.

Após a proclamação da República, o povoado foi elevado à condição de Distrito, com o nome A......

Eventos e notícias

Encontre eventos e notpicias sobre o Vale Histórico.
Fique por dentro de tudo que acontece por aqui.

import_contacts

Lista Telefônica

Encontre empresas, serviços, itens a venda e muito mais.
Tem interesse em cadastrar seu negócio ? Preencha o nosso formulário e seja bem vindo.

Telefones úteis

Disponibilizamos contatos úteis para toda população do Vale Histórico e região.
Necessita encontrar algum contato? Confira nossa lista.